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segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Carros Movidos com Turbina a Gás, O Futuro que nunca chega!! Parte 1



por Micheal Banovski


Se você está olhando surpreso para o Howmet TX, temos uma grande notícia para você: Carros movidos a turbina a gás são bastante impressionantes. Desde o primeiro, que foi desenvolvido por uma iniciativa secreta da engenharia britânica na Segunda Guerra Mundial até o supercarro customizado do Jay Leno, aqui estão os carros com turbina a gás mais notáveis do mundo.

Por cada carro possuir uma incrível complexidade (impossível de demostrar em grandes detalhes aqui), pensamos que você ficará tão surpreso quanto nós com o número de notáveis veículos construídos com turbina a gás para não mencionar as pessoas que os criaram.
1950 Rover JET-1

Este é o primeiro carro movido a turbina a jato do mundo e, como o primeiro do mundo, o seu desenvolvimento apresentou uma série de desafios únicos. Por exemplo, os engenheiros que trabalhavam na plataforma de ensaio do motor a jato tinham de ser voluntarios... e não serem casados.



Os irmãos Spencer e Maurice Wilks tinham sido diretores da Rover quando a empresa ajudou a Rolls-Royce, durante a guerra, com o seu programa de turbina a jato ultra-secreto. Os irmãos estavam cientes do potencial que tal motor poderia ter para aplicações automotivas e, depois que a guerra terminou, decidiram desenvolver um protótipo de turbina a jato, desta vez para um carro.


Demorou cerca de cinco anos e uma pilha de protótipos explodidos, mas em 1950, o Jet 1 estava pronto. A primeira concesseção do carro a jato que se pode dizer no estilo "Jet Age" foi o escape montado na parte superior mas contudo, pareciam um pouco com registros de aquecimento doméstico.

Depois de seu primeiro teste executado em 1950, em 1952 o carro já havia batido uma incrível marca de 244 km/h (152 mph). O JET 1 está em exibição no Museu da Ciência, em Londres.


1953 General Motors Firebird XP-21

O primeiro veículo movido a turbina a gás produzido nos EUA e, obviamente, projetado por Harley J Earl para ser o carro chefe da Empresa GM nas mostras Motorama. Foi feito para mover-se pela sua potência, mostrar a viabilidade de carros movidos a turbina e inspirar o publico a cobiça-los. Mais um carro de recordes de velocidade terrestres que um cruzador prático. Vai até 160 Km/h (100Mph) antes que o motorista tenha que lidar com a rotação excessiva das radas.

Para as noites triviais de terça-feira: o Firebird fica no topo dos troféis do Harley J. Earl, aquele que se coloca o nome depois de ganhar o Daytona 500.
Porem, por mais impressionante que este carro tenha sido no seu tempo, a companhia ainda não se decidiu sobre turbinas.


1954 Fiat Turbina

Aparentemente com o leste fora de campo, em 1954 veio a Fiat, que não se contentava em deixar o resto do mundo com o monopólio da nova tecnologia promissora de turbinas a gás. Sendo um carro italiano movido a turbina, o Turbina não é apenas bonito mas também rápido, atingindo 250 Km/h (155Mph) segundo relatos.
É também único:  ao contrário de todos os outras "turbinas" de estrada, a Fiat optou por colocar três no Turbina. Dois pequenos comprimindo ar para o terceiro, que entregava às rodas 220 HP a 22000 rpm.


1956 Rover T3
Com uma aparencia parecida com o Volkswagen Karmann Ghia transformado em um Rover, o T3 foi o primeiro veiculo de estrada a ser projetado inteiramente em torno de uma turbina a jato. Ele era os dois, rápido e eficiente, atingindo 60 mph em torno de 10 segundos...mas não completamente pronto para o "horário nobre". Mas enquanto os engenheiros da Rover perseguiam praticidade, os da General Motors tinham outras ideias.

1956 General Motors Firebird II

Mostrado no mesmo ano que o Rover T3, os dois maiores "players" do mercado de turbinas não poderiam ter uma abordagem diferente. A Rover focou na praticidade enquanto a General Motors usou turbinas para impulsionar seu time de engenheiros e estilo "Jet Age" para recriarem carros do dia-a-dia com design de acordo com o que o publico imaginava como seria no futuro.

O Firebird II é como a General Motors imaginou que seria no futuro e de certo modo foram precisos. Possuia quatro assentos, carroceria de titanio e um estilo incrível mas que não estava pronto para produção, freio a disco nas quatro rodas, suspensão independente e um computador primitivo que guiou o sistema de controle de viagem que vemos hoje.
 1956 Renault Étoile Filante

Como a Fiat alguns anos antes, o interesse da Renault por turbinas a gás veio como uma completa surpresa. Construído em colaboração com uma empresa de Engenharia Aeronáutica Turbomeca, o lindo Étoile Filante foi construído  para quebrar o recorde de velocidade terrestre.
A usina de energia da Turbomeca possuía 270 cavalos de potencia a 28.000 rpm e combinado com a sua carroceria escorregadia foi suficiente para empurrar o carro a 307 Km/h (191 mph) nas planícies de sal de Bonneville, um novo recorde para carros motorizados com turbina. Seu nome significa "Estrela Cadente" em Francês, a propósito. Seu corpo de poliéster e aço tubular não era todo o avanço mas quando abastecido com querosene o Étoile se tornava um dos carros motorizados com turbina mais rápidos ja vistos. Se você é um fã de ilustrações, é preciso mencionar o livro Renault "Sans Limites", um livro francês ilustrado com o Étoile Filante como sua estrela.
1956-60 Plymouth Turbine Specials
Sem contentar-se em observar seus rivais sugarem suas iniciativas de motorização com turbinas, os engenheiros da Chrysler começaram a revelar no que estavam trabalhando ...por mais de 20 anos.  Ao invés de adicionarem uma turbina em um carro conceito, os engenheiros utilizaram o Plymouth Belvedere to demonstrar que haviam solucionado dois grandes problemas da tecnologia: aquecimento do motor e consumo de combustível.
Em 1956, um dos protótipos de rua envolveram o Belvedere quatro portas cross-country, levando quatro dias em uma média de  21 Km/h (13 mph) para viajar de Nova York até Los Angeles. O combustível usado para viagem?... Gasolina, diesel... e aparentemente até whyskey. Não se esqueça que turbinas a gás funcionam com quase tudo.

Três anos depois, outro Belvedere quatro portas Turbine Special fez de Detroit até Nova York com um motor atualizado de 200 Hp, com uma consumo muito bom para a época de 7,65 Km/L (18 mpg) de combustível combinado. A Chrysler não havia acabado ainda, mas não estava pronta para um tiro longo.

1959 General Motors Firebird III
Ainda mais extravagante que os dois primeiros, durante 1959 a General Motors refinou o Firebird em um carro de dois lugares motorizado com uma tua a gás de 225 Hp, motor de dois cilindros à gasolina para alimentar acessórios e um dossel de bolha dupla. carroceria de titânio foi aprimorada com controles por Joystick,  controle de viagem, freios anti-travamento, freios a ar, abertura de de portas sem chave e SIM: ar condicionado.

1962 Rover T4
O carro movido a turbina mais desenvolvido da Europa, o T4 foi uma joia de engenharia na linha da Rover. Atingindo 96,56 Km/h (60mph) em 8 segundos, que era tão rápido quanto qualquer sedan com motor V8 da época.
Mas primeiro, a empresa decidiu colocar a prova o motor em uma corrida e organizou uma demostração em 1962 em Les Mans na P4, antes da entrada de um fabricante um ano depois.
Para nós, 1962 marcou o fim do desenvolvimento anterior de carros com motor de tubina à gás, simplesmente porque em 1963, surgiu o primeiro e único carro movido a turbina a gás que caiu nas mãos de clientes regulares.


fontes de imagem: banovsky.comgmheritagecenter.comoldconceptcars.comcarstyling.ru/fiat-turbinaautospeed.comoldconceptcars.com, motorbase.comfavcars.comcarstyling.ruautowp.ruoldconceptcars.com/renaultfilanteonlytruecars.comzwischengas.com

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